A avaliação dos professores é um princípio que o PSD defende intransigentemente.
Só que o modelo em vigor assenta em princípios inadequados e injustos e num esquema de tal forma burocrático e complexo que está a criar uma enorme perturbação nas escolas e a desfocar os professores da sua função essencial.
O Governo impôs um processo que tem dado origem a um clima de tensão e crispação entre todos os intervenientes, que está a prejudicar o sistema educativo.
A teimosia com que tem tratado esta questão está a afectar seriamente o que é essencial para a qualidade do ensino – a motivação dos professores.
Por isso, o PSD defende a suspensão imediata deste modelo de avaliação.
Entendemos que, desde já, se deve começar a trabalhar num novo modelo de avaliação, sério e eficaz, assente fundamentalmente em três vectores:
- A avaliação tem de ser externa, retirando das escolas e dos docentes a carga burocrática e conflitual que os desviam da sua função primordial que é ensinar.
- A avaliação tem de procurar a efectiva valorização do mérito e da excelência, devendo por isso pôr-se fim às quotas administrativas criadas por este Governo.
- E igualmente se deve acabar com a divisão da carreira docente, iníqua e geradora de injustiças, entre professores titulares e professores que acabam por ser classificados de segunda.
Insistir no actual modelo é pura perda de tempo.
Os professores não são justa e verdadeiramente avaliados e principalmente, os alunos e as suas famílias, estão a ser prejudicados com o clima de intranquilidade que se vive nas escolas.
Lisboa, 7 de Novembro de 2008
É com agrado que vejo o P.S.D. tomar posição sobre a avaliação de professores e espero que quando a Ministra for ao Parlamento explicar o que está a acontecer nas escolas e afirmar como o tem feito "de que tudo está a decorrer normalmente", isso não é verdade, basta ver a lista das escolas que suspenderam e outras em que estão a decorrer os abaixo-assinados, para perceber que é falsa essa afirmação.
O que falta, em todo estas Reformas Educativas é que os seus autores nunca vão ao terreno contactar com as pessoas.
De Vitor Antunes a 7 de Novembro de 2008 às 23:43
Boa noite,
Começo por dar os parabéns à Dra. Ferreira Leite pela coragem desta declaração, foi tarde mas percebeu que esta "educação" do Ps é só show-off e marketing publicitário aliado à venda em massa de magalhães .
Agora o que me leva a comentar é que fiquei esta noite estarrecido com a democracia em Portugal (ou o princípio de que começa a haver falta dela) não sei se se aperceberam, logo a seguir ás declarações da Dra. Ferreira Leite todos os jornais on-line destacavam essa notícia, é natural que com o passar das horas a notícia passe para segundo plano, agora o que não é natural é a notícia desaparecer pura e simplesmente (exemplo Jornal de Notícias jn.sapo.pt ) neste momento ainda existe no Jornal Sol vamos ver quanto tempo o "engenheiro" vai demorar a telefonar para lá para retirarem a notícia.
Cumprimentos,
Vítor Antunes
Comentar post