Terça-feira, 30 de Setembro de 2008

Neste momento conturbado da vida das nossas escolas importa referir que os erros do modelo de avaliação dos professores são a 2 níveis.
Ao nível da forma o processo pautou-se numa imensa trapalhada de decretos e despachos contraditórios que remetiam para recomendações inexistentes de um Conselho Cientifico da Avaliação dos Professores que só na semana passada foi finalmente constituído (sem ninguém ligado ao ensino de português e matemática!) numa manifestação de incompetência condenável a todos os títulos.
Ao nível do conteúdo a escolha recaiu num modelo complexo (chamado já de Mapa do Metro de Londres) em que o colega avalia o colega quer assistindo a aulas quer por meio de fichas de avaliação, onde as notas atribuídas aos alunos também pesam na “nota final” do professor.
Este modelo de avaliação não tem paralelo nos países de referência da Europa! É mais uma invenção da 5 de Outubro que apenas tem servido para agitar as escolas e mobilizar os professores na luta.
 

O Governo que tanto gosta de falar nas boas práticas internacionais nesta matéria teima em não segui-las! É pena que aqui não queira apreender com quem obtém melhores resultados que nós. Mais lamentável é não querer sequer debater os erros no seu modelo e muito menos os modelos existentes pela Europa fora.
O problema chave está na autonomia das escolas que em Portugal é uma farsa. A Escola tem de ter autonomia administrativa e financeira na sua gestão! Os pais têm de poder escolher a escola dos seus filhos! Com estas mudanças a avaliação será liderada pela escola que quererá ser a melhor possível tornando-se a opção primeira das famílias.
Esta é a grande reforma que está por fazer. Fala-se de coragem onde se deveria falar de teimosia inconsequente…
Por último a pergunta que a tantos se tem colocado: onde pára o Primeiro Ministro? Será que a politica de educação não é com ele?? Será que as múltiplas vozes do PS a pedirem ponderação, diálogo e recuo nos disparates não merecem a atenção de José Sócrates? O silêncio do PM é verdadeiramente ensurdecedor…


Emídio Guerreiro
Deputado PSD


Temas:

publicado por GP/PSD às 19:00 | link do post | comentar

Temas

100% aprovações

apresentações

avaliação das escolas

avaliação: notas dos alunos

clipping

contributos

custos com retenções

debate

declaração

estatuto do aluno

facilidade dos exames

facilitismo

fim do exame de filosofia

opinião

perguntas

provas globais

rankings

resultados sem comparabilidade

todas as tags

Posts recentes

Pedro Duarte interpela a ...

Escolas estão a aplicar d...

PSD pede apreciação parla...

Ministra no Parlamento se...

Ministra da Educação diz ...

Ministério afirma que sem...

Ministério não considerou...

PSD confrontada Ministra ...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

links
.