Terça-feira, 30 de Setembro de 2008

Quem acompanha a política educativa deste Governo, deverá perguntar: Porque será que o Governo acabou com as provas globais no 9º ano? Porque lançou cursos de jogador de futebol que dão equivalência a esse 9º ano? Porque impôs um novo Estatuto do Aluno em que ninguém reprova mesmo que falte sempre às aulas? Porque desqualificou os professores, afectando a sua autoridade e a sua capacidade para serem exigentes com os alunos? Porque avisou as escolas que seriam melhor avaliadas se chumbassem menos alunos? Porque acabou com o exame de Filosofia no 12º ano? Porque condicionou a avaliação e progressão na carreira dos professores, fazendo-as depender das notas que dão aos alunos na avaliação contínua? Porque decretou, este ano, mais 30 minutos de tolerância em todos os exames nacionais? Porque disse a Ministra publicamente que as reprovações custavam muito dinheiro ao bolso dos contribuintes? Porque se revoltou tão abnegadamente contra todos os peritos, especialistas, professores, associações de pais e sociedades científicas que denunciaram que os exames nacionais deste ano eram “anormalmente” fáceis?

A resposta chegou esta semana com a encenação mediática em que o Primeiro-Ministro se vangloriou – imagine-se – da enorme redução do número de reprovações! A máscara caiu.
Assim se esgota toda uma política de Educação.
E assim se cria um verdadeiro manual de destruição da escola pública!
Artigo de opinião/Revista Focus
 
Pedro Duarte
Deputado do PSD
www.pedroduarte.com

 


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publicado por GP/PSD às 19:30 | link do post | comentar

1 comentário:
De Luis Melo a 1 de Outubro de 2008 às 17:39
Este governo agravou o sistema educativo facilitista, que tinha sido iniciado nos tempos dos Governos de António Guterres.

As medidas que o Pedro enumera, são a evidente prova de que este governo quer "matar" definitivamente a escola pública.

As consequências disto serão gravíssimas. Daqui a 10 ou 20 anos teremos uma população activa iletrada. Ainda por cima nós, Portugal, que somos conhecidos por sermos especialistas e estarmos na vanguarda das descobertas a nível das novas tecnologias.


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