De professoresasfixiados a 4 de Outubro de 2008 às 16:29
A quase totalidade das formações superiores em Portugal, ao dispor dos futuros professores, são direccionadas para o ensino. Significa que aqueles que optam por esta via querem e podem ser professores. Estes candidatos a docentes têm uma formação específica de pelo menos três anos numa universidade e, se terminada com sucesso em todas as áreas, terão em seguida, mais dois anos de formação. O primeiro ano é sobretudo de cariz científico e pedagógico e, naturalmente, sujeito a avaliação. No segundo ano o licenciado é colocado numa escola com todas as responsabilidades inerentes à profissão. Esse trabalho é orientado e avaliado por dois ou quatro orientadores, divididos entre duas entidades, a escola e a universidade.
Terminado esse ciclo, o licenciado terá uma formação especializada em pedagogia e didáctica, exclusivamente para a docência, que lhe confere o grau académico de “Mestre”.
De acordo com o novo Estatuto, estes cidadãos qualificados irão ser sujeitos a duas ou três provas de avaliação de conhecimentos e competências. Ultrapassada essa aberração, e caso tenha tenham a felicidade de entrar nos quadros através de concurso promovido para o efeito, existe ainda um período probatório de um ano, e se não obtiverem pelo menos a menção de “Bom”, não terão lugar no quadro; se tiverem “insuficiente” serão exonerados e impedidos de trabalhar na docência durante dois anos. A tudo isto acresce ainda a avaliação contínua e de desempenho até terminus das suas carreiras;
É desumano exigir aos professores contratados, que num espaço de tempo extremamente reduzido, realizem as exigentes e burocráticas diligências necessárias para a obtenção de uma avaliação de desempenho com menção igual ou superior a “Bom”, que enfrentem as adversidades inerentes a um contrato de trabalho precário, que promovam um ensino de qualidade, que leccionem com brio e profissionalismo, que realizem as tarefas de avaliação dos alunos e finalmente, como se não bastasse, que se preparem para a obtenção de pelo menos 14 valores em cada uma das componentes da prova de ingresso.


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