Terça-feira, 30 de Setembro de 2008

O Governo acabou com a realização do Exame de Filosofia no ensino secundário através do despacho n.º 17 229/2006, de 25 de Agosto: «Esta disciplina [Filosofia] não está sujeita a exame nacional no ensino secundário. Todavia, realiza-se o exame da disciplina como prova de ingresso no ensino superior, nos anos lectivos de 2005-2006 e de 2006-2007».



publicado por GP/PSD às 17:07 | link do post | comentar

3 comentários:
De Luís Vilela a 2 de Outubro de 2008 às 00:28
Saúdo a referência ao tema. Que é relevante. Mais ainda no contexto da desvalorização, mais ampla, do papel dos exames em várias áreas do saber. É fundamental que regressem os exames nacionais que marcam o final dos ciclos e a conclusão das disciplinas terminais dos diferentes percursos curriculares. E a Filosofia não seria diferente, já que teria exame nacional no final do 11º ano. Dessa forma pode compreender-se melhor o trabalho de alunos e professores, cumprem-se programas, estabelecem-se melhores níveis de exigência e, claro, valoriza-se um conjunto de competências e conhecimentos relevantes.
Mas o sentido das medidas da actual equipa (e anteriores também) ministerial é oposto.
Pagaremos caro por isso, estou certo. Até lá...

Faz falta - muita falta - que se faça uma discussão séria e assumidamente política sobre um sector tão vital como é o da Educação e Formação. Que a vossa iniciativa possa ser um contributo, seria muito positivo.
Veremos.
Saudações,
Luís Vilela.


De Maria Martins a 2 de Outubro de 2008 às 18:11
O governo do não pensamento, da não reflexão, do não planeamento, da não concepção, da incapacidade de relacionar, articular. O governo da ganância cega de resultados, do empirismo primário e sôfrego. O Governo com uma tal falta de grandeza moral, intelectual e humana só pode odiar a Filosofia


De mendo henriques a 2 de Outubro de 2008 às 19:40
Parabéns pelo recordatório. E vergonha de um Ministério e de um Governo que acaba ataca a Filosofia quando a UNESCO proclama o Dia Mundial da Filosofia desde 15 de Novembro de 2002.
Está em marcha a organização de uma petição para repor os exames de Filosofia como primeiro passo para valorizar a área.


Comentar post

Temas

100% aprovações

apresentações

avaliação das escolas

avaliação: notas dos alunos

clipping

contributos

custos com retenções

debate

declaração

estatuto do aluno

facilidade dos exames

facilitismo

fim do exame de filosofia

opinião

perguntas

provas globais

rankings

resultados sem comparabilidade

todas as tags

Posts recentes

Pedro Duarte interpela a ...

Escolas estão a aplicar d...

PSD pede apreciação parla...

Ministra no Parlamento se...

Ministra da Educação diz ...

Ministério afirma que sem...

Ministério não considerou...

PSD confrontada Ministra ...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

links
.