Terça-feira, 30 de Setembro de 2008

De acordo com o Quadro de Referência para a Avaliação das Escolas, na avaliação é tida em conta a “evolução dos resultados escolares”, incentivando-se, uma vez mais ao sucesso educativo por via administrativa.



publicado por GP/PSD às 17:43 | link do post | comentar

3 comentários:
De Ana a 2 de Outubro de 2008 às 01:16
O ensino deixou de se centrar nos alunos para se centrar nos professores e nas grelhas. Infelizmente, a maioria dos portugueses não tem conhecimento do número de árvores que são abatidas por cada professor a leccionar. São reuniões e reuniões para discutir um processo de avaliação que não faz qualquer sentido. São resmas e resmas de papel inutilizadas graças ao "choque tecnológico" que o nosso Primeiro tanto defende. Nos intervalos já não se fala sobre alunos! São as grelhas, o POI ou o PIDP....
E o circo está montado! Nós, os professores, uns autênticos "palhaços" de um sistema de ensino cada vez mais condenado ao fracasso, já estamos a magicar a fórmula 100% eficaz de ajudar o nosso governo, a poder anunciar a todos os cidadãos o sucesso escolar de todos os alunos e alunas que frequentam o ensino em Portugal! E como conseguimos alcançar os tão desejados 100% de sucesso escolar, podem questionar alguns portugueses mais ingénuos. Facílimo! A existência de Professores Titulares e a avaliação dos professores resolveu tudo! Finalmente podemos anunciar ao mundo que a qualificação dos portugueses atingiu níveis superiores aos obtidos nos países da OCDE! Pura ficção! Estamos a formar/deformar jovens do mais baixo nível!!! Acreditem! Tenho alunos moldavos que vivem em Portugal há apenas 1 ano e que conseguem evidenciar mais competências (inclusive a nível da língua portuguesa) do que todos os alunos da turma. É preocupante! É mesmo muito preocupante! Já não é a geração rasca ! É mesmo ....mas mesmo....muito rasca. E os culpados??? Todos os cidadãos de um país à beira do abismo, mergulhado numa crise a todos os níveis, por culpa do "desgoverno" deste país!


De olho de água a 15 de Julho de 2009 às 02:16
O Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou que, no próximo ano lectivo, haverá uma oferta de 125 mil vagas para alunos de cursos de ensino profissional" http://www.governo.gov.pt/pt/GC17/Noticias/Pages/20090714_PM_Not_CursosProfissionais.aspx

Lembro v/ Exa. que sem os psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO's criados com o Decreto-Lei 190/91) não haveria Orientação vocacional dos alunos para estes cursos profissionais. Aliás foi uma psicóloga que contribuiu para a construção do Kit das profissões, meio de informação escolar e profissional usado pelos psicólogos nas suas actividade de orientação escolar e profissional.

Consequentemente, esperamos que o Governo retire as correspondentes ilações em matéria de avaliação de desempenho deste pessoal não-docente. Isto é, que esta avaliação positiva das Escolas (Siadap 2) se repercuta em cascata no Siadap 3 dos psicólogos dos SPO's. Mas suponho que o que irá suceder é o reposicionamento salarial dos "boys queridos" contratados.



De Parabéns também aos psicólogos a 15 de Julho de 2009 às 13:08
Lembro que sem os psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO's criados com o Decreto-Lei 190/91) não haveria Orientação vocacional dos alunos para estes cursos profissionais. Aliás foi uma psicóloga que contribuiu para a construção do Kit das profissões, meio de informação escolar e profissional usado pelos psicólogos nas suas actividade de orientação escolar e profissional.

Consequentemente, esperamos que o Governo retire as correspondentes ilações em matéria de avaliação de desempenho deste pessoal não-docente. Isto é, que esta avaliação positiva das Escolas (Siadap 2) se repercuta em cascata no Siadap 3 dos psicólogos dos SPO's. Mas suponho que o que irá suceder é o reposicionamento salarial dos "boys queridos" contratados, enquanto que os psicólogos com mais de 20 anos de carreira nas Escolas vão continuar na categoria de 1ª classe, quando já deveria ter-lhes sido permitido concorrer a assessores!


Comentar post

Temas

100% aprovações

apresentações

avaliação das escolas

avaliação: notas dos alunos

clipping

contributos

custos com retenções

debate

declaração

estatuto do aluno

facilidade dos exames

facilitismo

fim do exame de filosofia

opinião

perguntas

provas globais

rankings

resultados sem comparabilidade

todas as tags

Posts recentes

Pedro Duarte interpela a ...

Escolas estão a aplicar d...

PSD pede apreciação parla...

Ministra no Parlamento se...

Ministra da Educação diz ...

Ministério afirma que sem...

Ministério não considerou...

PSD confrontada Ministra ...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

links