Sábado, 4 de Outubro de 2008

Estou preocupado com o actual rumo que o ensino em Portugal está a tomar. Primeiro porque sou Pai e depois porque sou Professor. As sucessivas alterações produzidas por despachos e decretos leis que tem chegado às escolas, têm descaracterizado a função da escola. A alteração do estatuto da carreira docente e do estatuto do aluno lançou uma profunda confusão no funcionamento das escolas. A ministra toma decisões apressadas só para poder dizer que pior que decidir é não fazer nada. Actualmente os Professores passam mais tempo na escola com tarefas burocráticas, do que a planificar e acompanhar devidamente os seus alunos. O número de alunos por turma, o numero de turmas atribuídas a cada professor e também disciplinas atribuídas a professores que nunca as leccionaram fazem dos professores meros tarefeiros, fazendo mais ocupação de alunos, do que ensinando alunos.

O novo estatuto do aluno que permite que apesar de faltar, o aluno continue na escola, só serve a estatística que se quer construir relativa ao abandono escolar e insucesso escolar. Mesmo que o aluno esteja doente, ou seja alvo de um acidente, que o impeça de frequentar as aulas, obriga que este seja sujeito a um exame ou trabalho para se saber se continua a estudar com aproveitamento ou não. Ora se o aluno não frequentou as aulas como pode ser exigido que realize um exame sobre aquilo em que não foi ensinado ou preparado?. Pior, é que cada escola vai decidir como actuar nestas situações o que irá criar injustiça de procedimentos relativos a situações idênticas. 

Preocupa-me bastante, ver que para este governo mais importante do que valorizar os quadros técnicos que possui, é atribuir portáteis à população. Uma autêntica propaganda politica sem exemplo na nossa história de democracia. Espero assistir aos resultados que esta iniciativa vai trazer ao nível das aprendizagens dos alunos e do sucesso educativo. Os alunos tem todos um portátil, mas muitos dos professores não têm formação para utilizar esta ferramenta como meio didáctico.

 

Contributo enviado por: Valdemar Gomes



publicado por GP/PSD às 16:58 | link do post | comentar

Temas

100% aprovações

apresentações

avaliação das escolas

avaliação: notas dos alunos

clipping

contributos

custos com retenções

debate

declaração

estatuto do aluno

facilidade dos exames

facilitismo

fim do exame de filosofia

opinião

perguntas

provas globais

rankings

resultados sem comparabilidade

todas as tags

Posts recentes

Pedro Duarte interpela a ...

Escolas estão a aplicar d...

PSD pede apreciação parla...

Ministra no Parlamento se...

Ministra da Educação diz ...

Ministério afirma que sem...

Ministério não considerou...

PSD confrontada Ministra ...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

links
.